A morte de Jesus gera a caducidade da morte.

Que sentido tem a morte? Que sentido tem a morte de Jesus?

A morte é a certeza de todo mortal, tanto quanto a vida. A qualidade, o significado e o sentido da vida só são possíveis saber, após tê-la vivido intensamente. Com Jesus foi assim. Por isso a morte caducou, e n’Ele ela não tem mais sentido. E por quê? Por que o seu amor a superou, a tornou caduca, sem sentido, porém, não sem função, ainda. E qual a sua função nesta vida terrena? Eternizar a vida, fazer a vida ser eterna. Eterna sob outro aspecto cujos sentidos humanos não conseguem captar em sua totalidade visto que é algo que diz respeito à própria natureza da fé. Da fé cristã.

Jesus morreu. Sua morte foi uma morte mártir, uma morte vítima, uma morte redentora, salvadora. Eis a profundidade e o significado de sua morte: a certeza da vida. Seu amor fez com que a morte se mostrasse como ela realmente é, depois d’Ele: caduca. E essa caducidade da morte cumpre uma função: fazer a vida remida e salva acontecer. Por isso, não celebramos a morte, mas a vida; porque só a vida tem sentido cuja realidade a morte encontra agora já seu lugar, e na vida derradeira, será das realidades celestes a última a ser desfeita, erradicada, para dar passagem feliz da eternização da própria vida.

Sobre Sebastião Catequista 90 Artigos
Olá! Sou Sebastião Catequista. Sou educador popular e narrador dos conteúdos bíblicos. Habito a Igreja Católica e me identifico como tal, meu lugar de fala é a partir das Comunidades Eclesiais, Pastorais e Movimentos Populares. Faço parte do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) da Região Nordeste, Estado de Pernambuco. Atuo como Agente de Pastoral em diversas atividades eclesial. Blogueiro, assessor, palestrante, criador de conteúdos, sou católico de fronteiras: isto é, sou Ecumênico, de profundo Diálogo inter-religioso com outras Tradições Religiosas cristãs e não cristãs. Adoro ler, curtir a natureza, passeios, fotos, músicas e bons filmes. Sinto-me encantado com a Vida e agradecido. Sou um contemplativo nato. Adoro o mundo da Teologia e da Ciência da Religião. Aqui é o lugar onde extravaso as palavras e dou evasão aos pensamentos. Ter sua visita e apreciação de meus textos é uma alegria, um partilhar da vida nessa cativante jornada do dia a dia que é está vivo e caminhar rumo ao Mistério fascinante da Existência. Grato! Seja bem-vindo/a!

1 Comentário

  1. Sebastião, parabéns.
    Falar da morte de Jesus não parece perigoso? É inicio de uma nova conversa…
    Gostaria de receber seu endereço eletrônico (e-mail) pra continuar ou estabelecer um contato…
    Narciso

Comentários não permitidos.