A morte de Jesus gera a caducidade da morte.

Que sentido tem a morte? Que sentido tem a morte de Jesus?

A morte é a certeza de todo mortal, tanto quanto a vida. A qualidade, o significado e o sentido da vida só são possíveis saber, após tê-la vivido intensamente. Com Jesus foi assim. Por isso a morte caducou, e n’Ele ela não tem mais sentido. E por quê? Por que o seu amor a superou, a tornou caduca, sem sentido, porém, não sem função, ainda. E qual a sua função nesta vida terrena? Eternizar a vida, fazer a vida ser eterna. Eterna sob outro aspecto cujos sentidos humanos não conseguem captar em sua totalidade visto que é algo que diz respeito à própria natureza da fé. Da fé cristã.

Jesus morreu. Sua morte foi uma morte mártir, uma morte vítima, uma morte redentora, salvadora. Eis a profundidade e o significado de sua morte: a certeza da vida. Seu amor fez com que a morte se mostrasse como ela realmente é, depois d’Ele: caduca. E essa caducidade da morte cumpre uma função: fazer a vida remida e salva acontecer. Por isso, não celebramos a morte, mas a vida; porque só a vida tem sentido cuja realidade a morte encontra agora já seu lugar, e na vida derradeira, será das realidades celestes a última a ser desfeita, erradicada, para dar passagem feliz da eternização da própria vida.

Sobre Sebastião Catequista 94 Artigos
Olá! Sou Sebastião Catequista. Sou educador popular e narrador dos conteúdos bíblicos. Sou Catequista. Habito a Igreja Católica e me identifico como tal, meu lugar de fala é a partir dos Grupos e Comunidades Eclesiais (ceb's), Pastorais e Movimentos Populares. Faço parte do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) da Região Nordeste, Estado de Pernambuco. Atuo como Catequista e Agente de Pastoral em diversas atividades eclesial. Blogueiro, assessor, palestrante, criador de conteúdos, sou católico de fronteiras: isto é, sou Ecumênico, de profundo Diálogo inter-religioso com outras Tradições religiosas cristãs e não cristãs. Adoro ler, curtir a natureza, passeios, fotos, músicas e bons filmes. Sinto-me encantado com a Vida e agradecido. Sou um contemplativo nato. Adoro o mundo da Teologia e da Ciência da Religião. Praticante da espiritualidade dos Padres do Deserto e da Oração de Jesus, aqui compartilho textos diversos, reflexões, estudos em torno da fé, da espiritualidade, da catequese, da liturgia, da teologia de modo geral, do ecumênismo e do diálogo religioso cristãdas. Agradeço sua visita e apreciação de meus textos. Seja bem-vido(a)! Que a Paz esteja contigo e que nosso blog te possa ser útil na jornada da Vida. Boa leitura!

1 Comentário

  1. Sebastião, parabéns.
    Falar da morte de Jesus não parece perigoso? É inicio de uma nova conversa…
    Gostaria de receber seu endereço eletrônico (e-mail) pra continuar ou estabelecer um contato…
    Narciso

Comentários não permitidos.