Curtir

Curtir é gostar de algo ou alguém. Significa que em linhas gerais você compactua, se compromete, concorda, aceita algo ou alguém. Na internet é comum, especialmente nas redes sociais, as pessoas curtir aquilo que se publica, isto é, uma resenha, um pensamento, uma charge, uma foto, um desenho, uma música ou alguma situação anedótica, bizarra e/ou cômica. Até ai tudo bem!

O problema começa e aqui é disso que falo, quando, passamos a “curtir” ideias e coisas que, nem se quer lemos ou nos damos conta do seu significado, objetivo e consequências. Muitas vezes por conhecer o autor de tal e tal coisa curtimos sem sequer tomar conhecimento do que se trata. E até muitas vezes o autor espera um comentário, uma manifestação que crie feedback, uma interação que resulte em algo a mais…mas, só aparece o “curtir”!!!???!

Interessante é “curtir”, mas também, deixar registrado seu pensamento, sua opinião, uma vez que o autor expressou sua opinião e gostaria de ver outras comentando, compartilhando, debatendo, interagindo, até porque, isso cria um diálogo rico de ideias que pode levar a outras ideias e formas de agir e interagir. Não achas? Mas isso acontece muito pouco comparado ao curtir. Por isso, levanto essa questão para nossa reflexão!

É questão de respeito, de aprendizado, de valorização, e faz parte do processo da comunicação haver um feedback entre os interlocutores. Isto é, que haja uma reciprocidade no processo de comunicação seja ela oral, escrita ou visual. Quando expressamos de alguma forma e por diversos meios nossa opinião desejamos que outros a expresse também, criando uma cultura do diálogo, caso contrário, não há comunicação. Por isso, é importante curtir, faz parte do processo, mas, sobretudo, comentar, compartilhar também, principalmente comentar, pois, o ser humano tem como característica fundamental constituída em seu ser, a palavra. A palavra funda a comunicação e pode mudar para melhor ou para pior o mundo. Ela é a primeira forma de ação, o pensamento expresso em som, imagem, vídeo, etc. E você? Não curte ler, refletir, curtir, e passar a mensagem, uma ideia adiante? Que tal? Vamos valorizar também outras formas de comunicação, entre elas a escrita, comente, comente bastante, pois só assim, podemos criar uma rede feedback de comunicação genuína e não meramente repetidores de coisas e coisas, sem saber o que está curtindo ou compartilhando.

Curta essa ideia!!! Comente!!! Compartilhe!!! Comente!!!

Sobre Sebastião Catequista 96 Artigos
Olá! Sou Sebastião Catequista. Sou educador popular e narrador dos conteúdos bíblicos. Sou Catequista. Habito a Igreja Católica e me identifico como tal, meu lugar de fala é a partir dos Grupos e Comunidades Eclesiais (ceb's), Pastorais e Movimentos Populares. Faço parte do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) da Região Nordeste, Estado de Pernambuco. Atuo como Catequista e Agente de Pastoral em diversas atividades eclesial. Blogueiro, assessor, palestrante, criador de conteúdos, sou católico de fronteiras: isto é, sou Ecumênico, de profundo Diálogo inter-religioso com outras Tradições religiosas cristãs e não cristãs. Adoro ler, curtir a natureza, passeios, fotos, músicas e bons filmes. Sinto-me encantado com a Vida e agradecido. Sou um contemplativo nato. Adoro o mundo da Teologia e da Ciência da Religião. Praticante da espiritualidade dos Padres do Deserto e da Oração de Jesus, aqui compartilho textos diversos, reflexões, estudos em torno da fé, da espiritualidade, da catequese, da liturgia, da teologia de modo geral, do ecumênismo e do diálogo religioso cristãdas. Agradeço sua visita e apreciação de meus textos. Seja bem-vido(a)! Que a Paz esteja contigo e que nosso blog te possa ser útil na jornada da Vida. Boa leitura!