Porque rezamos?

Por Sebastião Catequista

Por quê rezamos? Foi a pergunta que me veio após as laudes da manhã tendo como contexto algumas situações que nesses últimos dias temos visto por ai. Ao pensar no assunto e conversando com amigos/as me dei conta dos anos em que dia após dias afio nos debruçamos à oração devota e ininterrupta. E mediante essas realidades e reflexões me dei conta da necessidade da oração e de sempre ter em mente por que oramos.

Por que rezamos ou oramos? Por que a necessidade de orar se Deus já conhece e sabe de todas as nossas necessidades? Por que orar todos os dias e incansavelmente? Por que ano após anos vamos às celebrações e dedicamos no dia a dia alguns momentos à lembrança de Deus agradecendo o seu amor, sua proteção e sua presença em nossa vida? Por que nos recomendamos a Deus recomendamos aqueles que nós amamos?

Deus não necessita de nossas orações e de nossas bajulações à sua pessoa. Mas se o fazemos, o fazemos por amor a Ele e por nós mesmos. Rezamos não porque Deus precisa de nossa oração mas porque nós mesmo é que precisamos. Rezamos porque acreditamos que através da oração nos tornamos pessoas melhores do que somos. Rezamos para nos humanizarmos mediante as desumanização do dia a dia das nossas vidas em meio ao caos que o mundo está.

Quando rezamos pelas pessoas e rezamos por nós mesmos a ideia é de sermos mais humanos, sensíveis uns aos outros, mas cuidadosos, mais perdoadores, mas empoderados, mais esperançosos, mas cuidadores um dos outros. Se a nossa oração não consegue nos transformar por dentro e por fora, alguma coisa errada está na nossa oração ou em nós mesmos. Uma oração que nos faz mais religiosos e menos humanos é demoníaca e não corresponde a oração cristã e muito menos a vontade de Deus. Pelo menos não o Deus de Jesus.

Se rezarmos ano por ano a fios e essa oração não me ajuda a ser compassivo, benevolente, menos acusador e julgador das outras pessoas, se essa oração não me ajuda a vencer o egoísmo, o ódio, a raiva, o preconceito, então alguma coisa está errada e é preciso rever essa oração ou minha postura de orante. Rever nosso conceito de religião, de oração, e nossa relação com Deus.

O poder da oração é estarmos em sermos pessoas melhores sermos novas e melhores versões de nós mesmos perante o Sagrado que está nos sagrados da vida. Pois a vida sem oração é muito dura e vazia, e a vida com oração tem um sentido que nos escapa aos próprios sentidos e nos concede uma força inexplicável para superar as reveses do dia a dia e não deixar sucumbir o que de melhor existe dentro da gente enquanto filhos e filhas de Deus.

Rezar faz bem, sobretudo para quem reza, mas se não nos deixamos transformar pela reza que rezamos é inútil rezar. Se não nos deixarmos nos transforar pela oração que rezamos, ela se torna estéril e idolatria de nós mesmos. Nos fechamos à graça de Deus.

A oração é uma necessidade da alma é uma necessidade da existência é uma necessidade como o ar, como o alimento, como a necessidade de proteção, de um abrigo, e como uma necessidade de amar. Se faltar a oração em nossas vidas somos mortos vivos e não conseguimos intuir o sentido mais profundo de estarmos aqui. Então é preciso rezar e rezar sempre com olhos bem atentos a nós mesmos ao que está ao nosso redor, e prestar bem atenção na oração que fazemos. Rezar é uma necessidade da alma e precisamos rezar rezar sempre.

Pensando assim, escrevi esse texto. E ao terminá-lo, me dei conta de que fui transformado literalmente, como numa iluminação. Percebi que se hoje sou uma pessoa menos des-humana e menos in-sensível, mais perdoador, mais amoroso, mais cuidador da vida alheia, mais auscultante do silêncio e mais contemplativo e oblativo foi porque a minha oração como numa UTI da alma, cuidou de mim. E nesse caso, todo santo dia, busco minha melhor versão com esse “colírio” dos olhos da alma, perante o divino Sagrado, e o divino Humano nos humanos.

Rezemos! Rezemos sempre! Em alguma coisa há de nos fazer bem! Boa oração para você.

Sobre Sebastião Catequista 90 Artigos
Olá! Sou Sebastião Catequista. Sou educador popular e narrador dos conteúdos bíblicos. Habito a Igreja Católica e me identifico como tal, meu lugar de fala é a partir das Comunidades Eclesiais, Pastorais e Movimentos Populares. Faço parte do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) da Região Nordeste, Estado de Pernambuco. Atuo como Agente de Pastoral em diversas atividades eclesial. Blogueiro, assessor, palestrante, criador de conteúdos, sou católico de fronteiras: isto é, sou Ecumênico, de profundo Diálogo inter-religioso com outras Tradições Religiosas cristãs e não cristãs. Adoro ler, curtir a natureza, passeios, fotos, músicas e bons filmes. Sinto-me encantado com a Vida e agradecido. Sou um contemplativo nato. Adoro o mundo da Teologia e da Ciência da Religião. Aqui é o lugar onde extravaso as palavras e dou evasão aos pensamentos. Ter sua visita e apreciação de meus textos é uma alegria, um partilhar da vida nessa cativante jornada do dia a dia que é está vivo e caminhar rumo ao Mistério fascinante da Existência. Grato! Seja bem-vindo/a!

3 Comentários

  1. Como diz padre zezinho em uma de suas músicas “orar costuma fazer bem”. Para mim a oração ou reza é o nosso alimento espiritual, pois como temos que alimentar nosso corpo ao menos três vezes por dia, também devemos alimentar a nossa alma, nossa espiritualidade, para podermos estreitar laços mais amoroso com o Deus da vida, pois Deus é amor, e só iremos sentir a presença desse amor através de uma boa espiritualidade através da reza, padre zezinho me faz lembrar outra música dele que nos remete ao verdadeiro amor, “amar como Jesus amou”, está aí o sentido da vida, ou o sentido da reza…

  2. Ótimo texto, Sebastião! Orar porque necessitamos de aperfeiçoamento diário e por Amor Àquele que se fez amor por nós! 🙏🏽

  3. Belíssimo texto, não podemos viver sem a oração pois quando nos deitamos o levantamos a primeira coisa que precisamos fazer e rezar pois assim teremos um descanso tranquilo e até Mesmo bons sonhos. A pessoa que ora sempre, tem muita segurança no dia a dia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.