Santo Afonso Maria de Ligório

Hoje 01/08, dia de santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação dos Missionários Redentoristas, do qual tenho grande estima e me sinto ligado espiritualmente e pastoralmente. De Santo Afonso e seu carisma podemos averiguar quatro elementos interessantes… o primeiro, é seu grande amor a Deus demostrado em sua prática e vivência espiritual sob três aspectos: o mistério da Encarnação sobretudo representado pela simbologia natalina em nossa cultura; o mistério da Redenção simbolizado pela cruz; e a divina Eucaristia. Apesar de ser três momentos distintos da vida de Jesus e da divina Revelação de Deus, o movimento em sí é um só cuja mensagem para santo Afonso, está presente os atos da Salvação e Redenção do ser humano. O segundo elemento de seu carisma muito pessoal e desse movimento acima descrito é a pessoa da Virgem Maria. Santo Afonso desenvolver um amor profundo e filial a Nossa Senhora e a ver como Mãe, intercessora, e cuidadora do seu povo e de quem à ela se entrega. É porto seguro que leva a Jesus e de Jesus à Deus. E terceiramente, em seu carisma pessoal está a pessoa do pobre. Os últimos, os excluídos, os que socialmente estão afastados da vida, inclusive religiosa. Para Afonso o redentorista deve estar onde ninguém quer estar. Isto é: no meio dos pobres. Pois, neles e para eles se manifesta de modo especial a graça e o amor de Deus. Uma coisa bem peculiar ainda na pessoa e vida do santo missionário também muito significativo era sua devoção a são Francisco de Assis e, ao Sagrado Coração de Jesus. Aliás, essa devoção lhe era muito cara e pessoal. Não era uma “devoção” subjetiva sentimental mas, um amor vivo, oblativo, que o levava a ter “aqueles sentimentos” que tinha o próprio Jesus, como nos diz o apóstolo Paulo. Era algo mais que psicológico e devocional. E quartamente, seu amor e vivência das missões. Ser missionário é nesse conjunto a marca registrada de santo Afonso. A missão nasce no coração de Deus. Jesus mesmo evidenciou isso quando se tornou o missionário por excelência e também envia seus discípulos em missão. A missão é fruto do coração que ama e é amado por Deus. Daí decorre que, esse movimento missionário, mais que proselitismo, é uma mística cujo centro está o amor redentor e salvador que quer seus filhos e filhas o mais próximo de si. É a lógica do amor, do coração que ama e é amado.  Assim é o amor e coração de Deus. Assim intuiu santo Afonso. Toda a missão parte do amor, por amor, por causa do amor.

Os redentoristas estão em mais de 80 países no mundo, trabalhando em vária frentes missionárias: paróquias, obras sociais, santuários, pequenas comunidades inseridas, e nas missões populares. É uma Congregação muito atuante na Igreja e que possui muitos padres, irmãos [leigos de vida consagrada religiosa], bispos, e um montante de incontáveis oblatos/as, leigos e leigas que servem a igreja através de seu carisma, o carisma redentorista. E eu me identifico muito com esse carisma e me sinto ligado espiritualmente a família redentorista. Nesse dia do grande patriarca fazendo do desejo de Jesus, nossa oração, pedimos a intercessão desse grande santo dizendo: Por intercessão de santo Afonso, dos santos e beatos da Congregação “Enviai Senhor operários para a messe, porque ela é grande e pouco são os operários!” Amém. Santo Afonso, rogai por nós!

Sobre Sebastião Catequista 90 Artigos
Olá! Sou Sebastião Catequista. Sou educador popular e narrador dos conteúdos bíblicos. Habito a Igreja Católica e me identifico como tal, meu lugar de fala é a partir das Comunidades Eclesiais, Pastorais e Movimentos Populares. Faço parte do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) da Região Nordeste, Estado de Pernambuco. Atuo como Agente de Pastoral em diversas atividades eclesial. Blogueiro, assessor, palestrante, criador de conteúdos, sou católico de fronteiras: isto é, sou Ecumênico, de profundo Diálogo inter-religioso com outras Tradições Religiosas cristãs e não cristãs. Adoro ler, curtir a natureza, passeios, fotos, músicas e bons filmes. Sinto-me encantado com a Vida e agradecido. Sou um contemplativo nato. Adoro o mundo da Teologia e da Ciência da Religião. Aqui é o lugar onde extravaso as palavras e dou evasão aos pensamentos. Ter sua visita e apreciação de meus textos é uma alegria, um partilhar da vida nessa cativante jornada do dia a dia que é está vivo e caminhar rumo ao Mistério fascinante da Existência. Grato! Seja bem-vindo/a!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.