Paulo, Paulos… da vida!

Por: Sebastião Catequista.

Há duas pessoas no Novo Testamento que são impactantes: Jesus e Paulo. Aqui me reportarei a Paulo. É preciso ler mais sobre Paulo e sua história, seus ensinamentos, sobretudo, a partir de sua experiência com Jesus ressuscitado. Quando se chega a certa altura da vida, nos damos conta que precisamos de muito pouco para viver; nos tornamos seletivos quanto as vários opções de atividades, empregos, relações interpessoais e até, as festinhas dos finais de semana. A vida ganha outro ritmo e nossas percepções ficam mais aguçadas quanto a significados e sentidos. Ficamos mais criteriosos e pouca cousa nos tira a paz e o sossego que vamos adquirindo ao longo dos anos. Não nos iludimos com muito e pouca coisa nos basta. São Paulo nos ensina sobre isso. Ele fala que depois do seu encontro com O ressuscitado aprendeu a viver com o pouco e com o muito, aprendeu a passar fome e a viver saciado, aprendeu a viver na noite e no frio, no dia e na dor, aprendeu a viver na pobreza e na riqueza, aprendeu a viver só e com pessoas ao seu redor, aprendeu a viver na penúria e a esperar o melhor amanhã. Quem assim vive chegou à maturidade plena, chegou a ser livre. Isso é mais que a felicidade pode dar, pois, não vive de ilusão e a nada se prende. De fato, nada prende esse homem, nada interfere na busca e no sentido mais pleno de sua vida que segundo seu testemunho espiritual é Jesus ressuscitado. Está lá nas suas cartas. É impressionante. Basta um pouco de tempo folheando-as para descobrir quem foi esse homem, pelo que passou, o que viveu e o que motivou sua esperança existencial. Sua trajetória de vida nos incentiva a todos!

Conheci alguém assim. Desde criança viveu as experiências mais amargas desde o sofrimento do abandono até migração, da falta de afeto e do mínimo necessário para viver até o desprezo das pessoas por sua pobreza, de dormir na rua até encontrar e construir uma casa e um lar seguro. Mas mesmo vivendo as adversidades da vida, nele havia uma força que o habitava alimentando o ideal que buscava. Tão precoce na vida, já sabia perder tudo para ganhar Tudo. Os anos se passaram e ao seu redor construiu vida, construiu relações sólidas, alcançou seu ideal, e foi para muitos outros inspiração. E isto não foi sem dor, sem lágrimas e esperanças. Casos assim, não vemos na grande mídia e muito menos nas redes sociais com frequência, mas com certeza existem. E isto nos remete ao essencial da fé e da vida cristã. Ao lembrar de Paulo, lembrei desse personagem amigo e real que prefiro ocultar seu nome, e o faço, porque trago a você leitor, não a história de um ou mais personagem, mas a partir do Paulo, um minuto de reflexão: Pessoas que despertaram cedo ou tarde para ideais grandes em suas vidas, trazem dentro de si uma força irresistível de transformação. Paulo, é um exemplo e um modelo a luz da fé cristã, meu personagem também. Neles, é possível vislumbrar o sol do ressuscitado apontado o caminho como uma seta a nos dizer: a liberdade é pra lá… Não por causa da internet, mas está fazendo falta os “Paulos” da vida que desde cedo nos inspira à caminhar, a transformar, a viver de ideais grandes por causa de um outro, O ressuscitado das estradas poeirentas da Galileia.

Sobre Sebastião Catequista 90 Artigos
Olá! Sou Sebastião Catequista. Sou educador popular e narrador dos conteúdos bíblicos. Habito a Igreja Católica e me identifico como tal, meu lugar de fala é a partir das Comunidades Eclesiais, Pastorais e Movimentos Populares. Faço parte do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) da Região Nordeste, Estado de Pernambuco. Atuo como Agente de Pastoral em diversas atividades eclesial. Blogueiro, assessor, palestrante, criador de conteúdos, sou católico de fronteiras: isto é, sou Ecumênico, de profundo Diálogo inter-religioso com outras Tradições Religiosas cristãs e não cristãs. Adoro ler, curtir a natureza, passeios, fotos, músicas e bons filmes. Sinto-me encantado com a Vida e agradecido. Sou um contemplativo nato. Adoro o mundo da Teologia e da Ciência da Religião. Aqui é o lugar onde extravaso as palavras e dou evasão aos pensamentos. Ter sua visita e apreciação de meus textos é uma alegria, um partilhar da vida nessa cativante jornada do dia a dia que é está vivo e caminhar rumo ao Mistério fascinante da Existência. Grato! Seja bem-vindo/a!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.