O essencial

Por: Sebastião Catequista

Em algum lugar e tempo da vida alguém me perguntou: O que importa na vida? o que é essencial? E eu respondi, depois de ponderar. A família, os amigos, Deus, a oração sempre, a comunidade, Jesus, Nossa Senhora, os pobres, viver com dignidade, ser o mais simples possível, não ser escravo do trabalho, cultivar alguma forma de lazer, a leitura, se dedicar a fazer o bem. Ao terminar, fui indagado: você vive tudo isso? E eu respondi, não sei, não me pergunto se vivo tudo isso, apenas vivo. É isso que digo a vocês. Percalços no caminho há, ninguém acerta tudo e nem tudo depende de nós, mas sobrevivermos e vivemos com amor, fé e esperança e o caminho será feito, o importante é nunca perde de vista o essencial que cada um há de achar. E a felicidade, me perguntaram? É uma ilusão, respondi, uma ilusão que nunca alcançamos, é sempre uma utopia, uma meta. Temos momentos “felizes” mas nunca a felicidade. Ela fica como motivação. Nesse caso, o melhor é viver o hoje, nunca se iludir com o amanhã. E proponho como meta de vida e felicidade Jesus, é mais perto de nós, é verossímil. Acho que é isso que vos tenho a dizer.

Sobre Sebastião Catequista 90 Artigos
Olá! Sou Sebastião Catequista. Sou educador popular e narrador dos conteúdos bíblicos. Habito a Igreja Católica e me identifico como tal, meu lugar de fala é a partir das Comunidades Eclesiais, Pastorais e Movimentos Populares. Faço parte do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) da Região Nordeste, Estado de Pernambuco. Atuo como Agente de Pastoral em diversas atividades eclesial. Blogueiro, assessor, palestrante, criador de conteúdos, sou católico de fronteiras: isto é, sou Ecumênico, de profundo Diálogo inter-religioso com outras Tradições Religiosas cristãs e não cristãs. Adoro ler, curtir a natureza, passeios, fotos, músicas e bons filmes. Sinto-me encantado com a Vida e agradecido. Sou um contemplativo nato. Adoro o mundo da Teologia e da Ciência da Religião. Aqui é o lugar onde extravaso as palavras e dou evasão aos pensamentos. Ter sua visita e apreciação de meus textos é uma alegria, um partilhar da vida nessa cativante jornada do dia a dia que é está vivo e caminhar rumo ao Mistério fascinante da Existência. Grato! Seja bem-vindo/a!

1 Comentário

  1. Realmente vivemos em um mundo onde os valores morais e as situações que são verdadeiramente necessárias para vivermos bem, não são vistas como grandes riquezas. As maiores riquezas neste mundo para a grande maioria vem das conquistas que giram em torno do dinheiro.

Comentários não permitidos.